sexta-feira, 9 de abril de 2010

Novela OS INOCENTES - a História TV Tupi - 1974






















OS INOCENTES - a História
No passado, a bela Maria Alice, professora na pequena cidade de Roseiral, fica viúva e alguns homens decidem paquerá-la. Ante a recusa, eles tratam de difamá-la perante os moradores. Os principais culpados são o Sr. Durval e o Dr. Bomfim. Maria Alice não aceita o assédio e a vingança dos dois é expulsá-la da cidade. Quando está deixando Roseiral com a filha Juliana, Maria Alice recebe uma pedrada e fica cega de um olho.

Juliana, já adulta, é uma mulher cheia de neuroses. Volta rica e poderosa a Roseiral com o intuito de sacrificar os culpados pela morte de sua mãe. Perturbada, sofre com os fantasmas do passado e não sossega enquanto não punir os culpados e seus descendentes - os inocentes.

Compra a propriedade de Otávio Queiróz - um fazendeiro em decadência que havia sido seu amigo de escola - e ganha a confiança dos moradores da pequena cidade. Mas o Padre João descobre as intenções vingativas de Juliana e tenta preparar a população, que cada vez mais se rende aos encantos e à "generosidade" da nova moradora.

Os inocentes eram nove: Otávio, Mário, Marina, Deise, Marcelo, Renato, Lurdinha, Chico e Hortência. Na reta final, Juliana coloca em sua lista o secretário, Jarbas, que começa a se voltar contra ela.

A cada vez que se vingava, Juliana queimava um boneco de papel que representava um dos inocentes.

. . .A novela de Ivani Ribeiro era uma adaptação para a TV da obra "A visita da velha senhora" do alemão Friedrich Durrenmatt.
Juliana volta à sua cidade natal, Roseiral, muito anos depois, para descobrir quem matou sua mãe e foi responsável pela sua saída da cidade, ainda menina. Rica e poderosa ela se aproxima dos habitantes da cidade e ganha a simpatia de todos, mas tem como único objetivo descobrir a verdade sobre o seu passado, o assassino de sua mãe e se vingar de todos que participaram disso. Só uma pessoa na cidade descobre os verdadeiros interesses daquela "simpática" senhora, o Padre João, que tenta evitar que ela prejudique a população da cidade.
Tema de abertura da novela "Os inocentes", exibida pela Rede Tupi em 1974 ás 20 horas. Com Cleyde Yáconis, Rolando Boldrin, Cláudio Corrêa e Castro, Tony Ramos, Elaine Cristina entre outros. Música: Abertura - John Barry-Moore
O ELENCO DA NOVELA
CLEYDE YÁCONIS (... MARAVILHOSA E INESQUECÍVEL) - Dona Juliana
ROLANDO BOLDRIN - Otávio Queiróz
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO - Padre João
ANA ROSA - Sofia
ADRIANO REYS - Dr. Mário
TONY RAMOS - Marcelo
ELAINE CRISTINA - Deise
LUIZ GUSTAVO - Victor
MÁRCIA MARIA - Marina
PAULO FIGUEIREDO - Renato
JONAS MELLO - Jarbas
SILVIO ROCHA - Durval
LAURA CARDOSO - Guiomar
MARIA ESTELA - Hortência
LUCY MEIRELLES - Isabel
OSMANO CARDOSO - Dr. Bomfim
SERAFIM GONZALEZ - Salvador
LÉA CAMARGO - Iolanda
RÉGIS MONTEIRO - Maneco
EUDÓSIA ACUÑA - Irene
ALCEU NUNES - Babão

EDUARDO ABBAS - Garcia

ADONIRAN BARBOSA - Dominguinho
TEREZA TELLER - Lurdinha
LUIZ CARLOS BRAGA - Cazuza
MARILENA DE CARVALHO - Jurema
JUSSARA FREIRE - Gigi
CARMEM MARINHO - Taís
HILKIAS DE OLIVEIRA - Agenor
ANA LUÍSA LANCASTER - Hortência (criança)
e
KARIN RODRIGUES - Maria Alice
GIANFRANCESCO GUARNIERI - Chico
JOSÉ PARISI - Tomaz
CARMINHA BRANDÃO - Nazaré


TRILHA SONORA E OUTROS DETALHES..
.O ponto de partida foi A Visita da Velha Senhora, peça de Durrenmatt. Ivani Ribeiro já havia levado a mesma história para a Rádio Atlântica, de Santos: A Mulher de Pedra, com Cleyde Yáconis vivendo Juliana, a protagonista, personagem que voltaria a interpretar em Os Inocentes.
O tema central também rendeu outras novelas, como Cavalo de Aço, Fera Radical e Fera Ferida.
Teve um tratamento satisfatório e, pela primeira vez, os talentos de Cleyde Yáconis e Cáudio Corrêa e Castro tiveram papéis à altura.
Ao longo da novela, Ivani Ribeiro deixou o roteiro nas mãos de seu marido, Dárcio Ferreira, para trabalhar em sua próxima atração: A Barba Azul.
Carminha Brandão e Jussara Freire saíram no meio da novela para atuar em A Barba Azul.
A partir de 1º de julho de 1974, toda a programação do horário nobre da Tupi passou a ser apresentada em cores, inclusive Os Inocentes. . . .

TRILHA SONORA :
01. ABERTURA - John Barry-Moore
02. BELIEVE ME DARLING - Pete Dunaway (tema de Dr. Mário e Sofia)
03. DE AMOR EU MORREREI - Gal Costa (tema de Renato e Deise)
04. BELIEVE ME DARLING (instrumental) - John Barry-Moore (tema de Sofia)
05. TEMA DE JULIANA - Mathuzalen
06. JUST FANCY THAT - Gary Glitter (tema de Victor)
07. PORQUE TE AMO (PERCHE TI AMO) - Celso Ricardi (tema de Marcelo e Deise)
08. LET'S TRY AGAIN - Cynthia (tema de Marina e Renato)
09. ATÉ QUEM SABE - Zé Luís
10. LOVE IS IN MOTION - Stories
11. AS COISAS QUE EU GOSTO - Renato Teixeira
12. CANÇÃO PRIMEIRA - Geraldo VandréMAIS DETALHES ...* Ivani Ribeiro contou com a ajuda do marido, Dárcio Ferreira, para escrever a novela, principalmente a partir da metade, já que a TV Tupi tinha outros planos e pediu a ela uma outra novela.
* Foi uma das primeiras telenovelas coloridas da TV Tupi.
* Teve um LP lançado com a sua triha sonora, que mesclava canções americanas com brasileiras. A música tema era um instrumental de John Barry-Moore, mas os cantores Geraldo Vandré, Renato Teixeira, Gal Costa, Mathuzalem e Zé Luiz também participavam da trilha. Na capa, tinha a protagonista Cleyde Yáconis andando a cavalo, numa bela foto em preto e branco.
* Uma telenovela da Rede Globo, Fera radical, escrita por Walter Negrão e levada ao ar em 1988, teve como inspiração a mesma peça de Durrenmatt. Na pele de Cláudia, personagem equivalente a Juliana, estava Malu Mader.


Créditos de Abertura

REDE TUPI DE TELEVISÃO apresenta Claudio Correa e Castro, Geanfrancesco Guarnieri, Ana Rosa, Rolando Boldrin e Cleyde Yácones em OS INOCENTES Original de IVANI RIBEIRO Luiz Gustavo, Tony Ramos, Elaine Cistina, Márcia Maria, Jonas Mello, Maria Estela, Lucy Meireles, Alceu Nunus, Serafim Gonçales, Léa Camargo, Eudosia Acuña, Régis monteiro, Eduardo Abbas, Paulo Figueiredo, Adiano reys, Silvio Rocha, Adoniran Barbosa, Laura Cardoso, Jussara Freire, Tereza Teller Direção de Edson Braga e Direção Geral de Carlos Zara.

CAPAS DO LP COM A TRILHA SONORA
LP com a trilha sonora desta novela, assim como os discos das novelas, também da Tupi, A Barba Azul e O Profeta. Não tenho coragem de me desfazer deles.
TRAMA DIABÓLICA
"Os Inocentes" tem tudo para repetir o sucesso de sua antecessora, "Mulheres de Areia".

.Revista Contigo! (1974).










1974





A inocente face do terror de Cleyde Yáconis na novela da TV Tupi.
Revista Contigo! (1974)


Com (www.teledramaturgia.com.br)

5 comentários:

  1. Parabéns por este magnífico "blog". Realmente esta Trilha Sonora de "Os Inocentes" é espetacular. Tenho (05) exemplares deste Lp. Aproveitando gostaria do auxílio dos participantes com relação ao Nome da Música usada na Abertura da Novela "Xeque Mate". A exatos (40) quarenta anos procuro esta música em VINIL, todavia a mesma não foi inserida em suas "trilhas oficiais". Alguém sabe qual é o título?. Está disponível apenas no "youtube"!. Um abraço e obrigado a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orquestra Continental Nancy (Olhos Azuis)

      Excluir
    2. Lizza. Obrigado pela informação, todavia não é "Nancy". A música a me refiro não foi inserida em suas "trilhas oficiais". Desconheço o porque de não ter sido gravada, talvez "direitos autorais".Estou oferecendo valor simbólico em dinheiro para quem me informar o Nome da música ou a Orquestra que a executa. Tem semelhança com a "Impossible Dream" do filme "The Man of La Mancha". Segue Link como referência:
      https://www.youtube.com/watch?v=ZlaHcnzFMQA

      Excluir
    3. Lizza. Obrigado pela informação, todavia não é "Nancy". A música a me refiro não foi inserida em suas "trilhas oficiais". Desconheço o porque de não ter sido gravada, talvez "direitos autorais".Estou oferecendo valor simbólico em dinheiro para quem me informar o Nome da música ou a Orquestra que a executa. Tem semelhança com a "Impossible Dream" do filme "The Man of La Mancha". Segue Link como referência:
      https://www.youtube.com/watch?v=ZlaHcnzFMQA

      Excluir
  2. Como posso comprar esta linda novela?

    ResponderExcluir