sábado, 30 de outubro de 2010

Reprise de Vale Tudo é fenômeno no Viva

Gloria Pires, Maria de Fátima em "Vale Tudo"
Maria de Fatima chegou a se atirar nas escadarias no Municipal para abortar filho de amante
A alpinista social Maria de Fátima, de "Vale Tudo", foi a personagem de que Gloria Pires mais gostou de fazer na TV. A novela começa a ser exibida no canal pago Viva, a partir da madrugada desta terça-feira (0h45).
"Houve muita sintonia entre os autores e a direção de Dennis Carvalho. O texto era riquíssimo", diz a atriz em sua biografia, lançamento da editora Geração.
"A personagem de Gloria buscava a ascensão social a qualquer custo. E não mediu esforços para tal. Sua ausência de ética e moral generalizava no Brasil e instigava as pessoas a refletirem sobre os princípios de honra e dignidade. Por fim, vendeu seu próprio filho para um casal estrangeiro, a troco de alguns milhares de dólares", escrevem os autores sobre a trama das oito, que foi exibida no horário nobre da Globo exibida entre maio de 1988 e janeiro de 1989.Na novela, Maria de Fátima separou Afonso (Cássio Gabus Mendes) de sua melhor amiga, Solange (Lídia Brondi), casando-se com ele por dinheiro. No livro, escrito por Eduardo Nassife e Fábio Fabrício Fabretti, Glória diz que a novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères foi a que ela mais adorou ver.

"A cena mais antológica da novela foi a polêmica discussão em que a mãe rasga o vestido de noiva da filha e lhe esbofeteia o rosto", conta o livro.Segundo a biografia, Maria de Fátima se tornou um divisor de águas na carreira da atriz.
Mesmo com tanta maldade de Maria de Fátima, Gloria nunca foi hostilizada nas ruas. "Nunca fui agredida. As pessoas me paravam na rua e me falavam, rindo: 'Você está muito má, hein?!'. Ou diziam, piedosas: 'Ela é a sua mãe, coitada!'
"Reprise de Vale Tudo é fenômeno na TV paga
Novela de Gilberto Braga coloca canal Viva em primeiro lugar na TV por assinatura
Divulgação/Bazilio Calazans
Estreou, no dia 4 de outubro, a reapresentação da novela Vale Tudo, virou fenômeno de audiência no canal pago Viva. Logo na primeira semana, a novela abocanhou o primeiro lugar no ranking da TV paga, segundo dados do Ibope. E isso sendo exibida no ingrato horário da 0h45. 

No horário alternativo do folhetim, às 12h, o canal fica em primeiro lugar no ranking de canais adultos.
Escrita por Gilberto Braga, com a colaboração de Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, a novela Vale Tudo retratou o Brasil do fim dos anos 1980. A descrença no mundo político e o poder cada vez maior do dinheiro foram pano de fundo para contar a história de Raquel (Regina Duarte), uma mãe dedicada e honesta, e sua filha, Maria de Fátima (Gloria Pires), que não mede esforços para conseguir subir na vida, passando até por cima de sua própria mãe. A repercussão é tamanha que provocou um crescimento de 80% nos acessos ao site do canal e até o Twitter do Viva registrou um aumento de 300% no número de seguidores.
Para Claudino Mayer, especialista em novelas da USP (Universidade de São Paulo), o fenômeno de audiência acontece porque se trata de um clássico da teledramaturgia brasileira, que reúne uma série de fatores que prendem a atenção do público. 

- A novela tem suspense, personagens fortes que provocam a empatia do público, uma forte identificação com a realidade brasileira e um grande enigma sobre a morte de um personagem, o famoso “Quem matou Odete Roitman [Beatriz Segall]?”. Esses são os principais elementos que garantem o sucesso da trama.
Jornalista especialista em TV e colunista do jornal Agora São Paulo, Janaína Nunes não perde um capítulo da reprise e considera Vale Tudo a melhor novela da história. 

- A novela é atemporal. Ainda fico emocionada com as coisas que a Maria de Fátima [a filha golpista interpretada por Gloria Pires] faz com a Raquel [a mãe, mocinha da trama, vivida por Regina Duarte]. Ninguém fez novela tão boa quanto essa. Todo mundo tentou, tentou, mas não conseguiu. Por mais que a Beatriz Segall não goste de ficar falando isso, a Odete é a maior vilã da TV. Além dela, todos os atores estão ótimos em seus papéis.
Maria de Fátima tinha vergonha da mãe Raquel, que vendia sanduíche na praia

Um comentário:

  1. podia reprisar na globo isso sim esse canal ai nem todo mundo tem não e nem todo mundo tava nascido quando a novela passou q injustiça hein éééé só quem tem $ pode ver né muito bunito isso é muito justo nossa

    ResponderExcluir